Amamentação relatando desafios, conquistas e alegrias
Amamentar é mais do que nutrir; é criar intimidade e conexão, fortalecendo o vínculo e a imunidade do bebe. Amamentação relatando desafios, conquistas e alegrias"
COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS
Um momento mágico: Amamentação
Como vão as coisas por aí? Hoje, vamos conversar um pouco sobre "amamentação"!
Este é, sem dúvida, um dos momentos de maior conexão entre vocês. Lembro-me que a primeira mamada do meu filho foi bem tranquila; a enfermeira não precisou nos ajudar. Ao colocá-lo no meu colo, ele foi direto ao bico do peito. Até a enfermeira comentou: “Olha que esperto!”. Ele teve uma boa pegada, parecia saber exatamente o que precisava fazer ou estava com muita fome. Foi um momento mágico. Eu estava sentindo um pouco de dor e ainda estava meio zonza por conta do parto, mas mesmo assim conseguimos curtir esse momento com nosso pequeno. Sim, meu esposo estava ao meu lado neste momento, assim como durante todo o parto.
E as mamadas seguintes seguiram da mesma forma. Brincava que ele tinha ouvido a enfermeira dizer a frase “a mamada é livre demanda”, pois sempre mamou muito bem. Acordava três vezes durante a noite somente para mamar, adormecia no peito. Mesmo assim, era bastante cansativo, principalmente quando tinha que trocar a fralda, pois ele despertava e demorava um pouco mais para dormir. Sua última mamada era por volta das 7h da manhã. Após esta, ele dormia um pouco mais. Eu aproveitava para dormir e descansar um pouco, quando conseguia, porque muitas vezes esse era o tempinho que tinha para fazer alguma coisa, ou simplesmente tomar um café mais sossegado, sentar no sofá, essas coisas simples que, quando temos um bebê, passam a ser o maior dos privilégios.
Durante o dia, ele mamava super bem. Era um bebê bastante tranquilo. Lembro-me que todas as vezes que eu saía do banho, ele chorava para mamar, entre tantas outras mamadas durante o dia. Amamentá-lo me trazia uma sensação única, um sentimento de gratidão, felicidade e encantamento por estar vivenciando esse momento, observá-lo crescendo, ganhando peso e saber que eu estava sendo o “combustível” para seu desenvolvimento, me deixava muito feliz e orgulhosa. Pensava: “Estamos conseguindo juntos mais esta conquista”!
No entanto, este momento pode ser um pouco doloroso, pois algumas mamães enfrentam dificuldades normais que também fazem parte dessa nova fase de aprendizados que estão vivenciando. Por exemplo, o bebê não conseguir pegar o bico do peito, a falta de leite ou mesmo, estando tudo certo, o bico do peito pode ficar machucadinho. Foi o que aconteceu comigo! Alguns dias após o nascimento do meu filho, o bico do peito começou a ficar rachadinho, e sentia muita dor ao amamentar. Doía demais, mesmo revezando os lados. Sou um pouco receosa com medicação, então hesitei bastante antes de começar a usar a pomada indicada pela minha obstetra, em quem confio de olhos fechados, mas estava bem difícil, então usei a pomada por uns dias para aliviar. Mesmo assim, não hesitei em alimentar meu bebê, principalmente pelo fato de saber a importância do leite materno, por conter todos os nutrientes necessários e benefícios para o sistema imunológico do bebê. Aos poucos, foi melhorando e consegui continuar amamentando meu bebê faminto, rs.
Outra situação comum é a falta de leite, que pode acontecer por diversos motivos, mas, no meu caso, ocorreu apenas uma vez, devido a uma situação de estresse. Estávamos na época da pandemia, e tivemos uma suspeita de Covid na família. Meu esposo apresentou alguns sintomas, e foi desesperador! Meu bebê chorava querendo mamar, e não tinha leite. Por mais que ele sugasse, o leite não saía. Dá uma sensação de impotência, me sentia a pior mãe do mundo, chorei, me desesperei. Mas aos poucos o leite voltou. Lembro-me que já tomava muita água, mas nesse período intensifiquei ainda mais a ingestão de líquido entre chá, água e leite, para conseguir ter leite novamente, e alimentá-lo.
Aqui vale ressaltar a importância da alimentação saudável e, principalmente, da ingestão de água. Ainda no hospital, as enfermeiras sempre perguntavam se estava bebendo água. Sempre tinha uma garrafa de água por perto. Esses hábitos são importantes para a vida, mas principalmente no período de amamentação, pois você será responsável por fornecer os nutrientes necessários para que seu bebê cresça saudável.
Você será o meio pelo qual seu bebê irá descobrir e se adaptar a esse novo mundo que agora o rodeia. Que responsabilidade, não é? Mas não se preocupe, essa fase será de muito aprendizado, e sempre que for necessário, procure ajuda, até mesmo de um especialista, se for o caso, para auxiliá-la nas situações que aparentemente sejam difíceis de resolver sozinha.
Mas, acredite, você irá se surpreender com sua capacidade e habilidade em lidar com as diferentes e inusitadas situações do dia a dia com seu pacotinho de amor. E no final, terá a mais absoluta certeza de que todo seu esforço valerá muito a pena e que seu amor crescerá a cada dia.
E aí, conte-nos como tem sido esse momento com seu pacotinho. Ficaremos felizes com seu relato.