Depois da última prova...

Depois da última prova... parei para refletir sobre a minha volta aos estudos. O fim de um semestre é mais do que o encerramento de provas e trabalhos. É uma oportunidade de olhar para trás, reconhecer a própria evolução e encontrar forças para continuar caminhando.

COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS

Olá, mamães! 💛
Espero que todas estejam bem.

Hoje nosso bate-papo não vai ser só sobre filhos… ou vai ser também, porque depois que nos tornamos mães, tudo acaba se misturando, não é mesmo?

Mas enfim… hoje vou fazer uma reflexão sobre o que conversamos no último post e também sobre o fim deste semestre.

Então, sem demora, pega uma cadeira, uma xícara de café e bora papear…

Semana de provas acabando… e aqui estou eu, refletindo sobre este semestre.

E que semestre! Vivi de tudo um pouco. Chorei, sofri, desanimei, me estressei e, muitas vezes, achei que não daria conta. Mas também me fortaleci. Encarei de frente cada desafio, cada conteúdo, dos mais fáceis aos mais difíceis, sempre com muita coragem. Me orgulhei dos meus resultados e vivi o processo da melhor maneira que pude, dentro das condições que eu tinha. E, apesar de tudo, fui feliz também.

Acho que toda essa experiência me transformou. Pelo menos neste aspecto da minha vida, não sou mais a mesma pessoa.

Não foi fácil. Em meio a toda essa loucura, continuei sendo mãe, esposa, dona de casa e mulher. Também precisei olhar para mim com mais gentileza. Ainda não consegui alcançar o meu melhor nesse sentido, mas tudo bem. Existem coisas que levam tempo. São processos.

Embora os resultados finais ainda não tenham saído, eu sei o quanto evoluí e o quanto aprendi ao longo dessa caminhada. Não sou a mesma Bárbara do início do semestre. Hoje tenho mais clareza sobre quem sou, o que quero e onde desejo chegar.

Também sei que ainda há muito caminho pela frente. Estou apenas no começo de uma longa jornada. Mas não vou desistir. Não quero voltar para um lugar que já não me cabe mais de forma definitiva. Quero que este retorno seja apenas provisório, breve e necessário. Que ele sirva como uma escada para me levar até onde quero chegar, como alguns tijolos mais pesados nesta reconstrução da minha vida.

Talvez este seja o alicerce que preciso construir agora. Algo que me dará forças para continuar caminhando, mesmo quando o percurso parecer difícil demais. Talvez seja justamente o motivo para seguir em frente.

Agora preciso enfrentar um novo processo, e confesso que ele será doloroso: a volta.

Um retorno que eu não queria, mas que também tem seus lados bons. Estaremos mais perto das nossas famílias, e isso é algo muito valioso. Por outro lado, voltarei para um trabalho que já não faz sentido para mim, um lugar onde não me sinto realizada. Mas a vida nem sempre acontece da forma como planejamos, e tudo bem.

Vou continuar forte por mim, pelo meu filho e pelo meu esposo. Nem sempre estarei bem, nem sempre será fácil, mas seguirei caminhando. Eles são parte da razão pela qual continuo lutando todos os dias.

Peço a Deus que abençoe e guie nossa caminhada. Que Ele permita que as coisas se ajeitem da melhor maneira possível e que continuemos sendo uma família feliz.

Como diz o meu filho:

“Somos uma família de três.”

E, no fim das contas, estarmos os três juntos é o suficiente para sermos felizes.