Filho, amor incondicional"
O nascimento de um filho marca o início de uma jornada de descobertas, aprendizado, crescimento mútuo e emoções. Filho, amor incondicional, que nos completa
COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS


Filho, uma palavra pequena, mas que carrega um grande significado, representando alegria, aprendizado e um amor incondicional que cresce a cada dia. Mas como descrever um filho e tudo o que ele representa para uma mãe? São tantas e diferentes situações que vivenciamos ao lado desse serzinho que amamos mais do que a nós mesmas. Diversos sentimentos, emoções, sensações, experiências, descobertas, vivências, momentos únicos, aparentemente simples, mas que são carregados de significado, enchendo nosso coração de alegria, nos encorajando e nos dando força para enfrentar qualquer situação adversa durante a caminhada.
Um filho é o mais valioso presente que recebemos na vida, um grande privilégio e, na mesma proporção, uma grande responsabilidade. Não é uma tarefa fácil concebê-lo, muito menos criá-lo. É uma tarefa bastante desafiadora, que exige muita dedicação, abnegação, tempo, reflexão, paciência, compreensão, equilíbrio, força, perseverança e muita, muita sabedoria. Somos responsáveis pela formação de um indivíduo que acabou de chegar ao mundo e tem muito a aprender, mas que, dependendo da idade ou fase de desenvolvimento, acredita ser o mais sábio dos sábios. Ele vai nos desafiar, questionar, confrontar nossas orientações, testar nossos limites, e nós teremos que respirar fundo e compreender que ele ainda não tem maturidade suficiente para lidar com determinadas situações, principalmente suas primeiras frustrações.
Compreender que é uma fase e cabe a nós ajudá-lo a compreender melhor o mundo que o rodeia ao mesmo tempo que fortalecemos os laços e vínculos entre nós, criando uma conexão ainda maior, que servirá de base para sua formação enquanto indivíduo, refletindo em suas atitudes e relações futuras. Não imaginávamos que seria assim quando pensávamos em ter um filho, não é mesmo?
Por outro lado, ter um filho é a melhor experiência de nossas vidas. É ter uma companhia para todos os momentos, até os mais inusitados. É não ter tempo para fazer quase nada para nós mesmas, é passar o dia realizando diversas tarefas e, no final do dia, ter a impressão de não ter feito absolutamente nada. É passar o dia organizando e guardando brinquedos e, dez minutos depois, fazer tudo novamente. É ter músicas infantis compondo nossa playlist favorita e saber cantá-las. É conhecer e conversar sobre os desenhos infantis atuais, seus personagens favoritos, reviver brincadeiras, sentar no chão, montar jogos e quebra-cabeças, representar diferentes personagens num único dia. É ler e contar histórias, brincar de fantoches. É ir para a cozinha e criar juntos receitas ou repetir aquela receita do bolo favorito dele. É perder a paciência por um minuto e, no segundo seguinte, já estar de chameguinho. Entre outras coisas que só um filho nos permite vivenciar. E o mais incrível é sermos felizes e gratos por ter a oportunidade de vivenciar tudo isso com esse pequeno ser que representa a melhor parte de nós, por quem lutamos e buscamos ser melhores a cada dia, pelo simples fato de ser a razão de nossa vida.