Entendendo a Síndrome de Burnout Materno:Cuidados Essenciais
A Síndrome de Burnout Materno é uma forma específica de esgotamento, causada pelo estresse intenso da maternidade, levando a sobrecarga e desequilíbrio.
COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS


Olá, Mamães!
Espero que estejam todas bem!
Hoje vamos conversar sobre um assunto já abordado em um post anterior, o "cansaço materno", porém, sob uma nova perspectiva, indo além de uma condição física. Vamos conversar um pouco sobre a "Síndrome de Burnout". Vocês já ouviram falar? Sabem o que é? Quais os sintomas mais comuns?
Pois bem, vamos conhecer um pouquinho desta síndrome e entender como também pode afetar nós, "Mamães"?
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional decorrente do excesso de trabalho, tendo como sintomas: exaustão extrema, estresse, esgotamento físico, resultantes de situações de trabalho desgastante, competitividade ou grandes responsabilidades. No caso da Síndrome de Burnout Materno, além da carga mental, ainda temos os cuidados com a casa, filhos, carreira profissional e cuidados pessoais.
Segundo a psicóloga perinatal Carina Souza, os sintomas têm início na esfera emocional, sendo eles: exaustão, mudança repentina de humor, sentimentos de derrota, insegurança, irritabilidade. Já os sintomas físicos são: dores de cabeça, estômago, musculares, além de lapsos de memória e concentração. Se não tratados, pode evoluir para uma depressão profunda ou estado psicótico, sendo necessária a internação.
É necessário um olhar atento aos sintomas que nosso corpo sinaliza e, se necessário, buscar ajuda profissional, no caso, um psicólogo ou psiquiatra perinatal, que irá avaliar os sintomas e todo o processo pelo qual passou para tornar-se mãe.
Ainda de acordo com Carina, "Muitas mulheres, por não saberem que a maternidade pode acarretar alterações psicológicas e emocionais, quando se deparam com esses sintomas, tendem a achar que é alguma questão hormonal e acabam limitando o seu próprio olhar para suas emoções e estado psicológico. Por isso, é importante que toda grávida inclua como item do enxoval: a informação e o fortalecimento emocional. E toda mãe deve acolher suas emoções e buscar ajuda caso perceba sintomas que tornem o seu dia a dia mais difícil".
Como vimos, a Síndrome de Burnout não se limita apenas ao trabalho; ela também pode estar relacionada à maternidade. Muitas vezes, vivenciamos ou estamos vivenciando esta síndrome sem percebermos ou dar a devida atenção, pois a correria e as demandas do dia a dia não nos permitem ter esse olhar atento conosco, observando e reconhecendo nossas reais necessidades. Temos o hábito de sempre nos deixarmos para depois, para mais tarde, etc.
Mas como já conversamos em outros posts, tenho lido nos comentários e em conversas informais com mães, o autocuidado é importante e necessário para o bem-estar da mãe, enquanto indivíduo, e para suas relações com as pessoas que a rodeiam. É importante cuidarmos de nossa saúde física e emocional, até para termos condições de cuidar do outro, e esse outro, no caso, é nosso bem mais precioso, nossos filhos.


6 dicas para lidar com o Burnout
A maioria dos casos de Burnout Materno podem ser revertidos com pequenos (mas importantes) ajustes na rotina e o acompanhamento de um psicólogo perinatal. Veja as 6 dicas da psicóloga Carina Souza, autora do guia Sombra e Luz na Maternidade.
- Acione sua rede de apoio, ou seja, familiares ou amigos que podem ajudar com algumas tarefas domésticas, por exemplo;
- Acolha suas imperfeições: seus filhos não precisam de uma mãe perfeita, mas de uma mãe possível, que ofereça seu melhor dentro de suas limitações;
- Priorize as atividades: aceitar que não é preciso dar conta de tudo o tempo todo de forma impecável é muito importante;
- Organize uma rotina possível, não perfeita: a busca pela perfeição pode desencadear ainda mais exaustão;
- Esqueça os padrões “ideais” de vida e de maternidade. Cada mulher e cada família é diferente;
- Cuide-se: tente reservar 1 hora por dia, ou pelo menos por semana, para fazer algo por você. Vale um café, um livro, exercícios ou qualquer coisa que lhe dê prazer.
Aqui, vale ressaltar a importância de procurar ajuda de um profissional especializado caso tenha se identificado com algum sintoma ou perceba algum desconforto que esteja prejudicando sua saúde.