Celebre o Dia das Mães com Amor e Gratidão

Hoje é o dia de homenagear aquela que nos deu a vida e cuida do nosso bem-estar. Demonstre seu amor incondicional e Celebre o Dia das Mães com Amor e Gratidão

COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS

4 min read

Hoje celebramos o "Dia de...": "Aí, se eu for aí vou te pegar!", "Sabia que eu te amo!", "Vou contar até 2...!", "Mas é bonitinho, olha que coisinha mais linda!", "Por que você está chorando?", "Vem aqui meu grudinho", "Por favor, me dá um minuto de sossego!", "Você sabia que sou apaixonada por você? “Espera só um minutinho, preciso fazer xixi, é uma atividade individual, sabia?", "Vem no colo da mamãe!", E por aí vai...

Uma data repleta de amor manifestado também através das expressões que utilizamos no cotidiano. Por vezes, nos encontramos rindo sozinhas, pois somos capazes de transitar de um extremo ao outro em questão de segundos. Eis aqui um dos encantos da maternidade.

Mas hoje, celebramos oficialmente o "Dia das Mães". Uso o termo "oficialmente" porque todos os dias poderiam ser considerados "nosso dia". Afinal, dedicamo-nos diariamente ao bem-estar de nossos filhos. Esta data é repleta de significado, representando inúmeras mulheres e suas histórias. Cada gestação é única, com suas próprias dificuldades e alegrias. Cada mulher encara e vivencia a maternidade de uma forma diferente. Algumas pulam de alegria com a descoberta, outras se desesperam diante do positivo, outras enfrentam repetidas e, por vezes, frustrantes tentativas, outras procuram tratamentos e profissionais para a realização do sonho, e tem aquelas que têm seu sonho interrompido pela perda precoce. Outras enfrentam a maternidade sozinhas, sem apoio nem mesmo do parceiro. Enfim, cada uma de nós tem uma história diferente e independente. Devemos nos orgulhar de nossa trajetória, pois ela nos fortalece e empodera diante das dificuldades.

A maternidade representa um marco na vida da mulher. Nada é igual após o nascimento de um filho. Tudo muda: a rotina, o sono, a alimentação, nosso corpo, as prioridades, a forma como encaramos o mundo e as situações do dia a dia. E o mais intrigante é que nos tornamos muito mais felizes e realizadas por vivenciar todas essas mudanças.

Ser mãe é um privilégio, uma experiência única, incrível, desafiadora e, algumas vezes, enlouquecedora. Mas, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Por nossos filhos, buscamos ser melhores todos os dias. Aprendemos a conviver com a "tal da culpa e da insatisfação", por acharmos que poderíamos ter feito mais ou melhor, mesmo fazendo o impossível. Aprendemos a ser mães sendo mães. Buscamos alternativas nos livros, ouvimos relatos, trocamos figurinhas com outras mães, e aos poucos percebemos que não estamos sozinhas. Algumas situações são comuns a outras mães, como as inúmeras e desafiadoras fases do desenvolvimento, cada uma com suas peculiaridades. Mas vamos seguindo, com uma reflexão aqui e uma nova tentativa ali. Vamos aprendendo a arte de ser mãe, até que chega a próxima fase de desenvolvimento do filho e aí começa tudo de novo, e de novo... Estes são os desafios e encantos de ser mãe.

Por um filho, somos capazes de enfrentar qualquer adversidade. Somos capazes de abrir mão de nossa própria vida, renunciamos, nos deixamos para depois, para mais tarde... E tudo isso de forma instintiva. Não teria como ser diferente, não é mesmo? Ter um filho nos permite conhecer e experienciar uma forma única de amor, um sentimento puro, difícil de explicar ou expressar em palavras. Mas que enche nosso coração de alegria e felicidade, nos completa, nos faz seguir adiante mesmo com as dificuldades, não nos permite esmorecer ou desistir, nos mantém firmes e nos fortalece.

Neste "Dia das Mães", assim como todos os dias, desejo que tenhamos sabedoria para desfrutar e vivenciar o privilégio de sermos mães. Sabemos que não é uma tarefa fácil; pelo contrário, é repleta de desafios e aprendizados. Não existe certo ou errado, nem uma fórmula pronta. Educamos e criamos nossos filhos de acordo com nossos valores e princípios, que são diferentes. Mas que possamos formar seres humanos emocionalmente saudáveis, que sejam cidadãos de bem, com valores e princípios que permitam conviver em sociedade. Que possamos ter a tranquilidade e a certeza de termos feito o nosso melhor e de termos contribuído para a formação de nossos filhos, a ponto de eles terem condições de alçar seus próprios voos, sendo capazes de enfrentar seus próprios desafios, que também fazem parte de seu crescimento. E, principalmente, saibam que estaremos sempre aqui, sendo o seu porto seguro, e sempre que precisarem, independentemente do tempo que passe ou das circunstâncias que enfrentem. Estaremos de braços abertos para recebê-los, pois nosso amor será sempre incondicional e nossa dedicação será eterna. Pelo simples fato de serem nosso bem mais precioso, e nossa maior alegria é vê-los felizes e realizados.

O Blog SobreVivendo à Maternidade deseja a todas as mamães e vovós um "Dia das Mães" repleto de felicidade. Que este dia seja celebrado ao lado do bem mais precioso de suas vidas, que esteja repleto de alegria, amor, paz, gratidão e tudo aquilo que aquece o coração.z

Celebre o Dia das Mães com Amor e Gratidão

Após mergulhar na leitura inicial deste texto sobre o Dia das Mães em nosso blog, convido vocês a explorarem mais profundamente esse universo. Clicando nos links abaixo, vocês encontrarão outras publicações que certamente irão emocionar e ampliar sua compreensão sobre a beleza, os desafios e a incrível jornada de ser mãe. Vamos juntos enaltecer e celebrar este dia tão especial

           Ser mãe: Amor Incondicional

           Filho: Expressão Suprema do Amor Incondicional

Torne o Dia das Mães ainda mais especial conosco!